Fadista André Baptista anuncia novo single.

19 ● 05 ● 2024
In noticiasdesines.blog


O fadista siniense André Baptista, anunciou nas suas redes sociais que irá lançar um novo single.
 
O artista anunciou a data de 24 de Maio como lançamento do mesmo.
 
André Baptista nasceu em Lisboa a 19 de Abril, e foi imediatamenre viver para Sines onde passou toda a infância. Regressou a Lisboa para estudar História da Arte, licenciando-se posteriormente em Conservação e Restauro.
 
Na área musical, a sua formação consolidou-se no curso de Produção e Promoção de Música na World Academy.
 
Desde menino demonstrou ter um gosto especial pela música e é em Porto Covo, num jantar de magusto, que se estreia a cantar acompanhado à guitarra e viola. A partir daí, canta em diversos espectáculos e noites de fado. Actua pela primeira vez em Lisboa no Centro de Congressos da FIL – Feira Internacional de Lisboa, seguindo-se uma série de espectáculos no Castelo de S. Jorge, Estufa Real do Jardim Botânico da Ajuda e Convento do Beato. Levou, com agrado e aplauso, o Fado à saudade das Comunidades Portuguesas em Inglaterra, França, Itália e Suíça.
 
André Baptista conta já com dois trabalhos discográficos editados pela CNM – Companhia Nacional de Música e produzidos por Gonçalo Salgueiro. O primeiro, em 2009, intitula-se “Um Fado Nasce”, um merecido tributo a Alberto Janes, autor responsável por alguns dos maiores êxitos da música portuguesa. O segundo, em 2013, chama-se “Gentes do Fado” e é totalmente composto por poemas escritos por alguns dos maiores fadistas da história do Fado. Para além das antologias de Fado editadas pela CNM e pela Farol Música, a voz de André Baptista foi também incluída numa compilação discográfica da editora internacional Arc Music.
 
Em 2014 a Fundação Amália Rodrigues distinguiu André Baptista com o Prémio Revelação por unanimidade do júri presidido pelo músico Tozé Brito e composto pela produtora musical Conceição Carvalho, a maestrina Joana Carneiro, a produtora de rádio e televisão Cristina Condinho e o realizador de rádio Joaquim Maralhas, justificando que “André Baptista tem-se revelado seguro e apurado na utilização das suas qualidades vocais e emocionais.”
 
Na IX Gala Amália, que teve lugar no Teatro Municipal São Luiz a 6 de Outubro e que foi transmitida pela RTP1 e Antena1, André actuou e recebeu o Prémio que lhe foi atribuído, celebrando Amália Rodrigues e o seu legado. Pisou alguns dos mais importantes palcos nacionais a solo ou em partilha com grandes nomes do fado.